segunda-feira, 29 de outubro de 2007

ANÁLISE DE UM SITE INSTITUCIONAL SOB A PERSPECTIVA TECNÍCO-PEDAGÓGICA

AVALIAÇÃO DE UM SITE INSTITUCIONAL SOB UMA PERSPECTIVA EDUCATIVA

FICHA DE REGISTRO
Nome do Site: http://www.sme.fortaleza.ce.gov.br/educacao/

l- IDENTIFICAÇÃO:

Autor: Secretaria Municipal de Educação - SME
Firma: PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTALEZA
Objetivo: Não mostra com clareza o objetivo, pois inicialmente no link instituição apresenta a Secretaria Municipal de Educação (SME) como sendo responsável em administrar o Sistema Municipal de Educação, coordenando a Política Municipal de Educação, mediante a formulação de políticas públicas e diretrizes gerais, visando à otimização e à garantia de padrões de qualidade do modelo educacional e ao conseqüente aumento dos índices de escolaridade.
O presente comentário estar voltado a explicitar as funções administrativas da Secretaria e suas finalidades pretendidas pelo modelo educacional. Podemos concluir que a falta de clareza nos objetivo, não coloca o site como funcional na apresentação destas questões.
Resumo:
Obs – O presente resumo visa apresentar uma síntese dos principais elementos contidos no site.
Em primeiro lugar, na coluna esquerda superior, apresenta os links mais estratégicos e abrangentes em relação ao conhecimento que se pode ter do site, como:
INSTITUCIONAL (quem somos), NOTÍCIAS (relação notícias), ESCOLAS (busque sua escola), FALE CONOSCO (escolha o assunto) E WEBMAIL (caixa de e-mail SEDAS)
Em segundo lugar, o mesmo apresenta tópicos de relevância menor em relação aos elementos apresentados anteriormente, como:
PROGRAMAS
InícioCadastro ÚnicoConsulta de ProcessosBiblioteca EscolarCapacitação INTEL/SENAI

PROJETOS
Educação Outros

ADMINISTRAÇÃO
NotíciasBanco de NotíciasInstitucionalA Secretaria-SEDASFotosGaleria de FotosDocumentosBanco de Arquivos EscolasRelação de EscolasConvênios MunicipaisConvênios e FormuláriosConvênios FederaisQuadro de ConvêniosFale ConoscoEscolha o AssuntoNovo WebmailCaixa de e-mail SMEAdministradorÀrea Restrita do Site

Idioma: Português (obs. O site não apresenta a opção de uma segunda língua para sua navegação)

ll- BASE PEDAGÓGICA
Concepção Teórica de Aprendizagem:
Construtivista? NÃO Behaviorista? SIM

Justifique
Em nenhum momento o site está preocupado em gerar conhecimento de forma construtiva e com interatividade, pois simplesmente fornece as informações em uma seqüência linear não se propondo na sistematização e aprendizagem das mesmas pelos sujeitos envolvidos com sua visita exploratória

O site propicia a interação entre:
Aprendiz x Agente de Aprendizagem? NÃO
Aprendiz x Agente de Aprendizagem X Grupo? NÃO
Aprendiz X Máquina? SIM
De que forma o "feedback" é dado ao usuário?
Quando o mesmo utiliza um canal de comunicação, através do link FALE CONOSCO (escolha o assunto). Do contrário o acesso ao site é unidirecional, pois sua proposta de apresentação das informações não proporciona uma atividade de construção colaborativa de conhecimento por parte do usuário, onde possa haver um feedback das informações acessadas.
- Apresenta múltiplos caminhos para a solução do problema?
Não. Vale ressaltar que por não sugerir atividades diversas, as quis necessitem buscar soluções para os problemas, o caminho é restrito e único na busca de informações precisas.

- De que forma possibilita a formulação e verificação de hipóteses, a análise e depuração dos resultados?
Conforme falado anteriormente, o site como não trabalha com construção de conhecimento, portanto não necessita formular, verificar hipóteses e depurar os resultados.
Possibilita a integração de diferentes conhecimentos de outras áreas? NÃO
lll - CLASSIFICAÇÃO
Quanto ao tipo:
Com tutorial? NÃO
Programação clara? A programação encontra-se subdvidida em links orientadores? SIM
Aplicativo? NÃO Qual: Nenhum
Simulação? NÃO
Modelagem? NÃO
Jogos? NÃO

Quanto ao nível de aprendizado:
Seqüencial? SIM Relacional? NÃO Criativo? NÃO

lV - ASPECTOS TÉCNICOS:
- Apresenta as instruções de forma clara? SIM
- Indica as possibilidades de uso? SIM
- Especifica os requisitos de hardware/software? NÃO
- Facilidade de realizar downlood dos seus programas? SIM
- Fornece instruções de utilização com linguagem apropriada? SIM
- É enriquecido com outros sites e serviços? NÃO
-Importa e exporta objetos? SIM
-Possui recursos de hipertexto e hiperlink? SIM
-Dispõe de help – desk? NÃO
- Apresenta facilidade de navegação? SIM
V- Conclusões:
Conclusões/ Recomendações/ Sugestões:
O site analisado apesar de sua facilidade de navegação, ao mesmo tempo apresenta a desvantagem por possuir uma grande poluição visual.
Vale observar que a referida poluição apresentada nos leva a não distinção, no plano da categorização hierárquica das informações, dos links de maior ou menor abrangência e importância. Ou seja, não percebemos facilmente o conteúdo de maior importância frente a tantas notícias espalhadas pelo site ( melhor exemplificando a proposição aqui comentada, podemos citarr as três categorias do site: ÚLTIMAS NOTÍCIAS, DESTAQUES E ÚLTIMOS DESTAQUES, que parecem ter praticamente o mesmo valor semântico.
Quanto ao seu design, o mesmo apresenta um frame bem no meio da página em constante mutação no seu conteúdo informativo. Vale ressaltar que o mesmo deveria vir no cabeçalho da página, uma vez que seu movimento é mais dinâmico e prende mais a atenção do usuário, para um primeiro contato.
Os elementos aqui analisados permitem uma visão global das premissas de construção do site tanto do ponto de vista técnico quanto pedagógico, suas coerências, divergências na usabilidade e idiossincrasia dos elementos internos.


Equipe avaliadora:
FRANCISCO SUEUDO RODRIGUES - Aluno do mestrado em Educação Brasileira, Faculdade de Educação – FACED, da Universidade Federal do Ceará – UFC. 2007/2
Disciplina – Mídia e Educação - Professor Roberto Aparicci
Fortaleza 29/10/2007

Nenhum comentário: