quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Notícia sobre como sair bem em fotos

Notícias De Agência Estado, Reuters, Magnet e Efe
Um "tapinha" para sair bem na foto
(Agência Estado) Qua, 17 Out - 14h08
Um "tapinha" para sair bem na foto
Por Bruno Sayeg Garattonie Cinthia Toledo
São Paulo, 17 (AE) - Todo mês, a mesma cena se repete: "Você já viu as fotos daquela atriz/modelo/celebridade pelada?", pergunta alguém. "Já. Mas será que é de verdade? Eu acho que é Photoshop...".Boa parte das fotos que você vê, em qualquer revista ou jornal, passou por algum tipo de tratamento em computador - seja apagando celulites ou simplesmente realçando as cores, o Photoshop está em todas.
Seu poder, realmente, é absurdo - acesse o site www.iwanexstudio.com e clique em Portfolio para ver o como as celebridades se beneficiam do Photoshop. Mas não é preciso ser uma delas, nem ter R$ 2 mil (preço do Photoshop profissional), para dar aquele tapinha nas suas fotos. Existe um Photoshop mais simples, que custa R$ 300. E há softwares gratuitos que dão conta do recado: baixando esses programas, e seguindo algumas instruções simples (veja na página ao lado), dá para eliminar a maioria dos problemas nas fotos.
Cútis pálida? Espinhas? Dentes manchados? Fotos tremidas ou subexpostas? Tudo tem solução. "Eu deixo as fotos mais apresentáveis, tiro espinhas, arrumo a iluminação, tampo alguém que não poderia aparecer", explica o músico Guto Faria, 22, que retoca as fotos da sua banda no computador.
Ele abastece diariamente o fotolog da banda (fotolog.com/canal12) com as imagens "arrumadas". "No nosso material de divulgação, só mando fotos tratadas. É como a vitrine de uma loja, quanto mais arrumada ela estiver, mais bem recebida será", justifica o guitarrista.
Em alguns casos, retocar as fotos é mera vaidade. "Sou muito branca, pareço um fantasma nas fotos. O Photoshop ajuda a dar uma corzinha", explica a professora Eliane Volcov, de 22 anos. Após editar as imagens, ela joga tudo no Orkut e no seu blog (saladaescrita.blogspot.com). Mas diz que as alterações têm um limite - nunca usou o Photoshop para emagrecer.
RADICAL
Nem todo mundo concorda com Eliane: Victor Hugo Gonzales, de 19 anos, já usou softwares para fazer suas primas emagrecerem - e também alterou o cabelo delas. "Eu gosto de brincar", conta Victor, que retoca fotos há dois anos e chega a transformar suas imagens em pinturas. "São muitas ferramentas. Eu peguei uns tutoriais na internet", diz.
Seja qual for o seu objetivo - fazer retoques discretos ou mexer radicalmente nas imagens -, existem programas que podem ajudar. Uma ressalva: se a foto é sua e o uso for de caráter pessoal, pode fazer o que quiser. Mas não é boa idéia alterar fotos de outras pessoas ou que serão usadas publicamente. Certo? Agora, conheça os softwares e veja como usá-los. Pegue suas fotos e mãos à obra!.

Nenhum comentário: