quarta-feira, 17 de outubro de 2007

SÍNTESE DO TEXTO ESTEREÓTIPOS - Robyn Quin

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
MESTRADO EM EDUCAÇÃO - TECNOLOGIA DIGITAL
DISCIPLINA – MÍDIA E EDUCAÇÃO
PROFESSOR – ROBERTO APARICI
ALUNO – Francisco Sueudo Rodrigues


SÍNTESE DO TEXTO - Enfoques sobre estudos dos meios de comunicação e a representação de estereótipos – Robyn Quin


As representação e criação de estereótipos:

São várias concepções que abarcam nossas diferentes formas de representação que não necessariamente retratam de forma fidedigna a realidade.
A partir do passo inicial de seleção do que vamos representar, já incide nesse ato tomadas de decisões que não são neutras e optam por apresentar a realidade de forma subjetiva, sem estar livre de preconceitos.
Passamos a acreditar nos estereótipos, que muitas vezes são tão repetidos como a representação de um grupo, que não passamos mais a contestá-los e aceitamos como a essência da verdade, isto é importante para alguns grupos, tanto do ponto de vista político quanto social.
É interessante questionar nas imagens quem está por trás delas e quais seus interesses. Somos todos levados a interpretar as imagens de forma pré-determinada. Devemos pois levantar muitos questionamentos sobre as imagens que são veiculadas: quem decide as imagens acerca do mundo? quem elege as representações e as opiniões sobre as mesmas e como o público interpreta essas imagens?
O artigo da Robyn Quin se preocupa em ressaltar os estereótipos que os meios divulgam. A partir dessa abordagem podemos estudar a ligação existente entre imagem e ideologia. Ao examinarmos os estereótipos, estamos analisando os costumes culturais com suas ramificações políticas e sociais.
Quanto à natureza e função do estereótipo que passa pela seleção, categorização e generalização, privilegiando seus aspectos em detrimento de outros de forma proposital, visa favorecer a dominação de um grupo em relação a outros.
A seleção das características para formar o estereótipos de um grupo já causa preconceito, uma vez que tais características são fruto de recortes da realidade, onde fragmentam nossa visão fazendo-nos perder a idéia da totalidade. Os estereótipos se criam como resposta a uma ameaça percebida dos grupos sociais dominantes. Para ilustrar essa reflexão em torno dos estereótipos, a autora exemplifica através dos povos indígenas australianos como aborígenes, que não valorizavam a competição, a ganância econômica, o progresso e o trabalho, tendo que defender seu território mesmo que com armas. Com isso, os meios de comunicação suscitaram uma reação dura e racista para com os aborígenes, refletindo em parte o ponto de vista dos brancos. As coisas são tão invertidas de tal modo onde nos levam a pensar que são os colonos os necessitados de auxílio e não os aborígenes. Uma verdadeira inversão de causa e efeito. Nesse caso, o estereótipo do aborígene como sendo selvagem, violento e atrasado funciona para racionalizar o comportamento do colono branco.
É interessante termos a compreensão dos estereótipos e como funcionam ideologicamente dentro das condições sociais de um determinado grupo.
Os aborígenes foram dispersados por um grande espaço de terra não conseguindo organização política e estrutura econômica, favorecendo com isso a dominação de colonos brancos e desfavorecendo qualquer negociação, a tal ponto de serem expulsos completamente de suas terras.
A sociedade branca teve êxito em ferir gravemente a estrutura socio-econômica da cultura indígena, criando grupos tribais desmoralizados e desorganizados, sendo negativamente estereotipados pelos meios que o descreveram como seres apáticos, indolentes e estúpidos.
Os meios apresentaram os aborígenes como seres inferiores intelectualmente e socialmente, não mostrando as causas históricas que os levaram a péssimas condições de vida. Justificaram os aborígenes como merecedores de seu destino e os efeitos apenas foram mostrados pelos meios de comunicação como causa de sua desastrosa sorte.

O papel dos meios de comunicação;

Os meios de comunicações refazem as opiniões gerais das pessoas e servem para definir o conteúdo dos estereótipos para seu público, através da repetição das representações.
O conteúdo dos estereótipos é interpretado negativamente por um grupo que despreza sua história e condições sociais, invertendo causa e efeito como foi exemplificado com os aborígenes nesse texto.
O estereótipo serve como poderoso instrumento de informação.
O papel do educador é superar a noção simplista que temos do estereótipo ao mostrá-lo como falso ou mostrando que temos habilidade em rechaçá-lo. Deve o educador esforçar-se em mostrar como funcionam os estereótipos e como se organizam e limitam outra forma de ver o mundo.

Algumas concepções chaves sobre os estereótipos:
· Representação repetida que converte algo complexo em simples;
· Modo de categorizar o mundo real atribuindo significado específico;
· Por ser conhecido torna-se óbvio convertendo-se em natural;
· Serve para construir e reforçar um sistema de convenções sociais;
· É um conceito de grupo que é público;
· São descrições baseadas em aspectos objetivos e subjetivos de um grupo específico;
· É um conceito, um sistema coletivo de organização cognitiva e um aspecto do pensamento humano;
· Podemos crer ou não em sua veracidade;
· Servem para proteger os interesses de alguns grupos;
· Serve para racionalizar a conduta de outro grupo;
· Invoca um consenso em relação a um grupo social;
· Sua aceitação está ligada diretamente ao julgamento de um grupo que o torna uma representação válida do real;
· Os estereótipos se criam com identificação, evolução negativa, formulação e representação dessa evolução como causa da condição social, em vez do efeito.

O esteriótipo se justifica pela inversão da causa com o efeito.

Um comentário:

Almiralva disse...

Gostaria de conhecer a bibliografia completa do artigo de Quin (Enfoques sobre estudos dos meios de comunicação e a representação de estereótipos). Se você puder me enviar por e-mail, ficaria imensamente grata (podion@uesb.br)